O trabalhador do conhecimento. Prepare-se para um novo modelo.
O termo “trabalhador do conhecimento” é de Drucker (2002), que apontou a correlação entre competitividade das empresas e seus ativos de conhecimento. Para atender aos requisitos atuais de competitividade são necessários que as organizações detenham seus processos de criação, compartilhamento, armazenamento (memória organizacional), distribuição, aquisição, utilização e reutilização do conhecimento. (DALKIR, 2005).
As empresas precisam se adaptar ou se ajustar de algum modo, e para isso é importante aprender a considerar suas bases de conhecimento emergentes e qual modelo de aquisição e tratamento do conhecimento cria estratégia de valor (SAITO, 2016). Nos próximos anos todos os modelos de negócios serão sensivelmente afetados e dependentes de gestores e administradores que detenham minimamente conhecimentos sobre os três níveis da prática gerencial: 1) o estratégico, 2) o organizacional, 3) o estrutural.
Cabe à alta administração a definição de metas, a disseminação da cultura e valores organizacionais como: custos, inovação, experimentação, aprendizado contínuo, resultados de longo prazo e otimização e por fim qual estrutura organizacional será adotada para atender a estratégia. (SLACK et al, 2002). A administração de Recursos Humanos tem como função atrair e reter profissionais com habilidades, comportamentos e competências alinhados com os requisitos do negócio e devem estar alinhadas com todas as áreas e estratégia do negócio. Cabe à Tecnologia da Informação (TI) a responsabilidade pelos Sistemas de Informação, e pelos processos de geração, difusão e armazenamento de conhecimento e instrumentos de mensuração de resultados.
A oferta de aplicações cliente/servidor baseadas em sistemas Web que permitem a publicação de informações institucionais e serviços de comunicação como: e-mail, mensagens automáticas etc, levaram a TI a recomendar a adoção de intranets e extranets para integrar aplicações e legados e automatizar processos corporativos e inter-organizacionais, que atendam aos requisitos da estratégia do negócio. O uso adequado de Tecnologias de Informação nas organizações permite aumentar a eficiência nas comunicações, ampliar relacionamentos e redes no próprio ambiente, formar ou ampliar alianças com outras organizações, clientes e fornecedores, reter novos aprendizados, gerir documentação, reduzir custos e converter conhecimentos, que exigirá desses profissionais a aquisição de novos saberes, ferramentas, instrumento e aplicações da Gestão do Conhecimento.
O video a seguir mostra o impacto do uso do conhecimento na geração de novas tecnologias que tornam-se o melhor ativo intangível para as organizações, que segundo Wenger et al (2011) precisam do reconhecimento e validação dos pares nas comunidades, de modo que sem esse contexto, o conhecimento humano não tem sentido e valor.
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