Comunidades de Prática e a Sociedade do Conhecimento
A Sociedade do Conhecimento utiliza-se de ferramentas e Tecnologias de Comunicação e Informação como Intranets, Extranets e Comunidades de Prática que são capazes de trazer novas vantagens competitivas.
O modelo de Comunidades de Prática de Wenger (1998) por exemplo, pressupõe que esse tipo de grupo compartilha paixão por alguma coisa, e que isso promove uma interação regular que fomenta o aprendizado permitindo aos seus membros realizar suas tarefas cada vez melhor, de modo que isso constrói e gera gestão do conhecimento. Por meio das ações das Comunidades de Prática, as empresas podem obter vantagens, como a realização de novas alianças e parcerias estratégicas e o compartilhamento de conhecimentos entre seus pares. São as atividades dos participantes e o grau de entendimento comum e de participação que possibilitam o engajamento que determinam o funcionamento das comunidades de prática, não seus limites físicos, presença.
Veja também outros posts que mostram a inter-relação entre ferramentas Comunidades de Prática, Intranets, Extranets e Redes de Suprimentos e de que modo englobam conceitos básicos sobre Gestão de Conhecimento. Cada organização deve fazer uso das mesmas de acordo com seu estágio de desenvolvimento, o objetivo é apresentar como esses instrumentos podem ser inclúídos em sua estratégia de forma prática.
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